3 vantagens da consultoria jurídica - Blog Fortes Advogados

3 vantagens da consultoria jurídica

Uma empresa que queira sobreviver no mercado e se destacar pela sua qualidade, deve considerar contratar um serviço de consultoria jurídica para os seus negócios. Como veremos a seguir, existem inúmeras situações nas quais o auxílio de um profissional especializado faz toda a diferença para o esclarecimento dos casos.

Seja atuando de forma preventiva ou repressiva, o fato é que o consultor ajudará o cliente a administrar melhor a empresa, conforme as disposições legais.

Assim, toda a atividade desenvolvida por ela será desempenhada de maneira saudável e progressiva, evitando e combatendo eventuais complicações.

Neste artigo, abordamos o que é e como funciona a consultoria jurídica e quais as suas vantagens. Confira!

O que é a consultoria jurídica?

A consultoria jurídica é o serviço prestado nas hipóteses em que não há envolvimento do Poder Judiciário de forma direta. Podemos exemplificar como a emissão de pareceres e relatórios, elaboração de contratos judiciais, comparecimento a eventos de auditorias etc.

Por outro lado, a evolução tecnológica fez com que a consultoria jurídica também se adaptasse a essa nova forma de usufruir do Direito. Assim, a consultoria jurídica online ou digital consiste na consulta e orientação feitas por meio de plataformas digitais e sites.

Como funciona a consultoria jurídica?

A consultoria tem uma atuação preventiva, que consiste em fazer estudos e elaborar relatórios a fim de evitar problemas judiciais futuros que a empresa, porventura, teria que enfrentar. Assim, se potenciais riscos forem detectados, medidas poderão ser tomadas a fim de evitar que a organização seja demandada em sede jurídica.

Por isso, o ideal é que o serviço seja prestado com certa frequência. Existem instituições que mantém em seu quadro pessoal consultores jurídicos, o que é uma decisão bem assertiva.

Contudo, muitas empresas só se lembram dos serviços do advogado quando o problema já foi instaurado. Contudo, o fato é que deixar para contratar uma consultoria jurídica somente quando ocorre um problema pode ocasionar um investimento muito mais dispendioso do que investir numa consultoria jurídica preventiva.

Quem pode solicitar esse tipo de atendimento?

Um consultor jurídico pode prestar auxílio para pessoas físicas, empresários e qualquer tipo de negócio que necessite de se adequar à legislação.

Quando ela deve ser contratada?

O consultor é responsável por interpretar a lei brasileira e verificar a solução que melhor se encaixe nas necessidades diárias das atividades empresariais e corresponda aos anseios da instituição.

Podemos citar como exemplos de procedimentos que demandam consultoria jurídica: arbitragem, recuperação empresarial, falência, financiamentos, compra de imóveis, planejamento tributário, esclarecimento de dúvidas sobre a lei, análise do regulamento interno de uma empresa, verificação da viabilidade de uma determinada situação e de cláusulas contratuais, indicação de opções e alternativas para a tomada de decisões empresariais importantes etc.

Quais as suas vantagens?

Conheça 3 benefícios da contratação da consultoria jurídica.

1. Segurança das informações

A consultoria jurídica online funciona com um sistema que protege dados que só você, demais gestores ou o consultor poderão ter acesso. Tudo fica armazenado na nuvem virtual e é protegido por mecanismos de criptografia.  

Esse sistema de proteção e segurança das informações previne o furto de elementos sigilosos por terceiros não autorizados e mal-intencionados, que podem comprometer todo o funcionamento do negócio.

2. Antecipação de riscos

A consultoria ajuda a prever riscos ocultos ou inerentes à atividade e também ajuda a estudar soluções, indicando vantagens e desvantagens para resolver determinada situação. Assim disso, o risco pode ser antecipado, e a partir daí ser combatido no menor período de tempo possível.

3. Baixo custo

Ela ajuda a reduzir os custos operacionais, atuando a serviço da saúde financeira do seu negócio. Custos com indenizações processuais, multas administrativas, deslocamento para audiências e reuniões etc. são alguns exemplos de como a consultoria jurídica atua reduzindo as despesas de uma empresa.

A consultoria jurídica prepara empresas para caminhar conforme as disposições legais, evitando problemas na justiça, e, ao mesmo tempo, otimizando seus lucros e seu desenvolvimento. Por isso, considere investir nesse serviço. Você verá os benefícios em curto, médio e longo prazo que ele proporcionará à sua empresa!

Ficou interessado no assunto? Quer adotar um sistema de consultoria jurídica em sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Tags: