Assessoria em contratos corporativos: conheça 5 vantagens

Assessoria em contratos corporativos: conheça 5 vantagens

Contar com a ajuda profissional para elaborar contratos corporativos é essencial como parte da estratégia de sucesso.

Afinal, no cenário empresarial contemporâneo, não há espaço para erros.

Até porque a ideia de que assessoria jurídica é um “custo necessário”, que atua apenas em processos judiciais, já se encontra ultrapassada.

advocacia preventiva tem se tornado frequente, e muito importante quando atua na elaboração e gestão de contratos – um investimento imprescindível.

Confira abaixo 5 vantagens de contar com assessoria em contratos corporativos. Confira!

1. Know-How

Nenhum empreendimento prospera com base em amadorismo.

Para as médias e grandes empresas, o conhecimento técnico específico, ou know-how, é uma necessidade básica.

Por exemplo, para elaboração de algum contrato corporativo, você precisa contar com a expertise tanto do corpo empresarial, que negociará os termos do negócio, como de advogados especializados, que terão as ferramentas para identificar os riscos e proteger seus interesses na transação.

É justamente esse contrato elaborado e revisado por advogados que poderá garantir a segurança necessária.

2. Segurança jurídica

Não existe negócio que seja isento de riscos. Isso é um fato.

Aliás, na própria concepção da atividade empresarial tem-se como inerente o risco econômico do empreendedor.

Mas o sucesso de qualquer empresa consiste justamente nisto: maximizar as possibilidades de ganho e minimizar os riscos de perdas.

E aqui entra em tela o risco jurídico e, por conseguinte, a segurança jurídica que a advocacia empresarial pode oferecer.

Um contrato empresarial bem elaborado, por exemplo, delimita o objeto negociado e as melhores condições da avença, além de garantir que esteja de acordo com a legislação, blindado contra nulidades, o que permite um trabalho preventivo muito mais eficaz.

3. Prevenção de danos

Tradicionalmente, os advogados são contratados para atuar numa batalha judicial (advocacia contenciosa).

Porém, as despesas com processos costumam ser altas, mesmo no caso de vitória, gerando gastos para as empresas que, muitas vezes, poderiam ter sido evitados.

E um contrato corporativo bem elaborado pode prevenir danos contenciosos ou, ao menos, minimizá-los.

A sugestão de cláusulas de mediação e arbitragem, por exemplo, é uma técnica para prevenir que o conflito seja judicializado, gerando celeridade, satisfação e economia.

Esses detalhes técnicos nos contratos corporativos, portanto, ajudam na prevenção de danos e facilitam para administrar momentos de crises.

4. Gerenciamento de crises

Entanto, mesmo com toda prevenção, a atividade empresarial não é isenta de riscos. Por isso, o trabalho preventivo não impede adversidades.

E, numa atividade empresarial, as situações adversas envolvem geralmente problemas com fornecimento de insumos, produtos ou serviços.

Um bom trabalho preventivo facilita na resolução, pois os advogados corporativos já devem antever os cenários de crise, com as melhores saídas para a empresa.

Por isso a assessoria pode ser de grande ajuda, seu advogado atuará na condição de conselheiro e consultor para resolver seus problemas contratuais.

5. Negociação técnica

Seja na mesa negociação, seja em audiências de conciliação ou mediação, ou mesmo em âmbito judicial, o advogado empresarial tem condições técnicas para travar discussões dentro dos termos legais e nos limites dos contratos corporativos (ou em suas lacunas).

A parte técnica da negociação será muito mais eficiente, portanto, se você contar com o auxilio de especialistas.

Por outro lado, também é necessário contar com ajuda profissional em casos de dissolução da empresa, justamente para minimizar as perdas (entenda como evitar prejuízos numa ruptura societária).

***

Essas são as 5 principais vantagens de contar com a ajuda de advogados para administrar seus contratos corporativos. Então, o que você achou? Se gostou do conteúdo, continue conosco, siga-nos nas redes sociais e compartilhe o conhecimento!