
Comércio eletrônico internacional: desafios para empreendedores online
O avanço da telecomunicação revolucionou o mundo dos negócios com a expansão do comércio eletrônico internacional.
Por força da internet as barreiras foram rompidas e o mundo dos negócios agora envolve, literalmente, o mundo todo.
Por isso muitas empresas vêm apostando “além das fronteiras”, atuando no ambiente online.
Porém, conquistar consumidores estrangeiros não é tão simples.
Exige um bom planejamento estratégico e a observância de novas regras.
Apesar de ser uma excelente opção, são muitos os desafios enfrentados pelos empresários que desejam investir no comércio eletrônico internacional.
Quer saber quais são e como enfrentá-los? Confira
Logística no comércio eletrônico internacional
Trabalhar com e-commerce no estrangeiro demanda especial atenção dos empreendedores.
Principalmente no que diz respeito às questões de logística.
Afinal, o transporte de mercadorias é bem mais complexo e demorado.
Se a logística não for bem planejada, você pode “perder” produtos ou insumos, por exemplo, por erro de acondicionamento etc.
Também é comum sofrer com o encarecimento — o transporte deve ser pensado e estruturado para não ser moroso, nem tampouco elevar excessivamente o preço.
Burocracia aduaneira
Um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas brasileiras que investem no comércio eletrônico internacional é a elevada burocracia.
Se a burocracia no comércio interno pode ser desgastante, operar no comércio exterior tende a ser ainda mais burocrático.
Afinal, além da legislação nacional, as empresas precisam observar normas estrangeiras etc.
Com a expansão da internet, as demandas tornaram-se mais frequentes e distribuídas, o que eleva a malha de atuação das empresas e, consequentemente, aumenta os níveis de preocupação aduaneira.
Na hora de comercializar com o exterior, portanto, tenha especial atenção às questões burocráticas, pois o descumprimento das exigências legais pode ocasionar multas e taxações indevidas, além da retenção de cargas etc.
Contar com boa assessoria aduaneira pode ajuda a evitar problemas e custos desnecessários.
Tributação no comércio eletrônico internacional
Os tributos também constituem desafio para os empreendedores do comércio exterior.
Afinal, nessas operações haverá tributação tanto no Brasil e no estrangeiro.
O impacto dos impostos pode elevar o preço das mercadorias e diminuir a competitividade no mercado internacional.
Além disso, o cálculo de imposto mal feito pode inviabilizar o negócio, gerando problemas como multas e juros.
Por isso, é importante ficar atento às normas aduaneiras e às regras tributárias brasileiras e do exterior.
Dificuldades no controle de qualidade
Manter um padrão de qualidade adequado ao mercado internacional pode ser um desafio difícil.
Afinal, para manter-se competitivo, é essencial que as entregas sejam bem-avaliadas pelos usuários.
Isso demanda das empresas a implementação de programas de qualidade, certificações internacionais etc.
Além disso, alguns países mantém órgãos oficiais para controle de qualidade – como o Inmetro no Brasil – o que pode trazer problemas com fiscalização.
Atendimento ao cliente estrangeiro
Se você já explora o e-commerce no território nacional, sabe que o sucesso no mercado depende também do atendimento ao cliente.
Ele deve ser rápido e eficaz na solução de dúvidas e problemas.
E no cenário internacional não é diferente.
Todavia, a eficiência do suporte ao consumidor exige ainda mais atenção e cuidado.
Além do suporte eletrônico bem estruturado, é necessário que os atendentes estejam preparados para lidar com consumidores estrangeiros.
Os profissionais responsáveis pelo suporte ao cliente devem dominar o idioma, bem como conhecer os costumes e padrões de consumo etc.
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Mesmo diante de tantos desafios, é possível obter sucesso no comércio eletrônico internacional.
Mas, para isso, é necessário estar extremamente atento à legislação nacional e estrangeira.
Contar com uma equipe de profissionais qualificados que possam lhe dar boas orientações ajuda a evitar gastos indevidos com tributação e transtornos decorrentes do descumprimento das normas.
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Agora que já sabe os principais desafios do comércio eletrônico no estrangeiro, confira se a sua empresa precisa de uma assessoria internacional.
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