A importância do escritório de advocacia para empresas

A importância do escritório de advocacia para empresas

Não importa o tamanho do seu negócio, um dia você certamente precisará de um escritório de advocacia para sua empresa.

Apesar do tamanho reduzido, micro e pequenas empresas, por exemplo, quase sempre se deparam com problemas jurídicos, sejam eles trabalhistas, empresariais, cíveis ou ambientais.

Uma assessoria, ao contrário do que muitos pensam, não significa custo, mas um investimento.

Por meio do trabalho preventivo, por exemplo, um bom advogado pode orientar, induzir boas práticas internas e até ajudar na economia.

Afinal, multas e outras sanções costumam pesar no orçamento de qualquer organização.

Se quiser entender o impacto da assessoria jurídica preventiva nos seus negócios, não deixe de conferir.

Por que contratar um escritório de advocacia para empresas?

Muitos empreendedores acreditam que escritórios de advocacia atuam exclusivamente em âmbito contencioso, ou seja, defendendo os interesses da companhia em processos judiciais.

Por pensarem assim e possuírem poucas ou até mesmo nenhuma ação judicial, alguns não enxergam a necessidade da contratar um escritório para assessorá-los.

Mas a assessoria jurídica é uma atividade prestada por advogados de forma frequente e contínua, atendendo a todas as demandas e interesses da empresa.

Por meio desse serviço, então, a empresa conta com profissionais sempre disponíveis para orientar e até resolver muitas questões administrativas, que precisam levar em conta aspectos legais em suas resoluções.

Formalização e análise de contratos empresariais, regularização de atos na Junta Comercial, recuperação de créditos, planejamento tributário, entre outras, são exemplos de atividades que, quando realizadas sem um bom acompanhamento jurídico, podem gerar grandes prejuízos ao orçamento da empresa.

Morosidade do Judiciário versus atuação preventiva

Também vale mencionar que, com uma justiça lenta e abarrotada de processos, é sempre uma ótima ideia evitar recorrer ao Judiciário.

Resolvendo conflitos existentes por meio da via negocial, por meio da orientação de um profissional da área jurídica, a empresa certamente terá seu problema resolvido de forma muito mais rápida e gastando bem menos.

Por isso, contar com a aptidão legal dos advogados para essas situações favorece a resolução de conflitos e facilita o dia-a-dia.

Quando as empresas contratam um escritório de advocacia para prestar assessoria jurídica, estão se cercando da segurança necessária para crescer, com riscos devidamente calculados e sem sobressaltos ou desagradáveis surpresas.

Mudanças na legislação e tomada de decisões

O empresário que não possui uma equipe de advogados de confiança, que lhe dê o apoio necessário, fica impossibilitado de acompanhar as rápidas mudanças legislativas, além de não contar com garantias de ter tomado as melhores decisões para o seu negócio.

Uma organização, seja ela pequena, média ou grande, necessita de advogados, para dar um real suporte a todas as transações empresariais.

Todo negócio precisa de segurança. E é função do advogado prover isso ao empresário.

O valor da assessoria jurídica

Alguns empreendedores ainda enxergam a contratação do escritório de advocacia como um custo e não como um investimento, capaz de otimizar os negócios e evitar transtornos no futuro.

A maioria só procura um advogado, na verdade, quando já se encontra diante de um problema, às vezes até com um dano patrimonial iminente.

No entanto, em muitos casos, esse problema poderia ter sido evitado, com uma assessoria jurídica atuante, que antecipasse os possíveis riscos e reduzisse ou eliminasse os gastos – e programas de compliance são ideais para isso!

Afinal, o que vale mais para sua empresa?

Falando de custos, é importante ser objetivo: o que se gasta, em média, por um único serviço jurídico de urgência, isto é, aquele prestado em cima da hora com o problema já consolidado, costuma superar o que se paga por meses ou até anos, na contratação de uma assessoria jurídica permanente.

No cálculo do valor a ser pago ao escritório de advocacia para seu negócio, alguns fatores costumam ser levados em conta, tais como tamanho, área de atuação e as reais necessidades da organização, dentre outros.

Tudo isso deve ser contabilizado!

Lembre-se que todo advogado, para atuar em um processo, cobra geralmente algum percentual sobre o valor do auto de infração para fazer a defesa tributária, ou das verbas pleiteadas em uma ação trabalhista.

Ou seja, a empresa precisa estar preparada para esses desembolsos a mais.

***

Como se vê, então, vale a pena contratar uma assessoria jurídica, seja para reduzir custos, seja principalmente para garantir a segurança dos seus negócios.

Dessa forma, os gestores terão até mais tempo livre para se dedicarem aos objetivos da empresa, o que certamente refletirá no aumento da produtividade e, por conseguinte, em maiores lucros.

*

Siga-nos nas redes sociais: estamos no LinkedInFacebookTwitter e Instagram. Inscreva-se também em nosso canal no YouTube!

Acompanhe nossas publicações e compartilhe o conhecimento!