Governança corporativa: o que todo empresário deve saber?

Governança corporativa: o que todo empresário deve saber?

Independentemente do porte da empresa, a governança corporativa deve ser a pauta central de todo administrador.

Afinal, no mundo dos negócios, cada vez mais competitivo, profissionalizar a gestão é essencial.

Então, interesses de sócios, decisões estratégicas, enfim, os rumos a serem seguidos devem ser previamente traçados e definidos de maneira que conduzam ao sucesso do empreendimento.

Por isso é importante falarmos sobre governança corporativa.

Se ainda não conhece o assunto ou se não sabe como funcionaria na sua empresa, continue conosco para entender. Boa leitura!

O que é governança corporativa?

Uma sistemática de administração que permite implantar, dirigir e monitorar políticas internas e externas de processos, estruturas e relacionamento entre diversos setores num empreendimento e público externo.

Essa prática é fundamental para qualquer negócio.

Afinal, o bom relacionamento entre todos os envolvidos aumenta a confiança, conduz ao alinhamento de estratégias e contribui na qualidade da gestão.

Esses elementos são essenciais para o crescimento de qualquer companhia.

Quais são os princípios da governança corporativa?

Alguns preceitos básicos de governança são a transparência, a responsabilidade corporativa, a equidade e a prestação de contas.

De acordo com o princípio da transparência, todos os setores da empresa devem ser detalhadamente informados sobre os processos organizacionais e a tomada de decisões estratégicas.

A responsabilidade corporativa, por sua vez, garante que a empresa cumpra sua função social e contribua para o desenvolvimento cultural, social, ambiental etc.

O princípio de equidade aponta todos os colaboradores da empresa devem ser tratados de forma igualitária, do cargo básico ao presidente.

Já a prestação de contas determina que todos os setores são responsáveis para prestar as contas e promover feedbacks de seus atos e decisões.

Para que serve a governança corporativa?

A governança corporativa, detre outros pontos, confere transparência e eficiência à gestão da empresa.

Isso permite que o crescimento seja sustentável e fundamentado, além de estabelecer métodos que dão sentido à rotina do negócio.

Essa grade de diretrizes promove agilidade e autonomia às atividades empresariais.

A governança corporativa ajuda a aprimorar os processos de administração, de modo que o empresário obtenha respostas prévias para questionamentos futuros

Afinal, se todos os setores estão trabalhando em sintonia e seguindo as estratégias, muitos resultados podem ser antecipados.

Quais os impactos da governança corporativa ?

O trabalho pautado em governança corporativa traz benefícios incontestáveis para qualquer empresa, seja uma multinacional ou um pequeno negócio.

E, dentre vários, podemos destacar os seguintes impactos:

Prevenção de problemas

A governança corporativa previne problemas que possam comprometer o empreendimento.

Ao evitar, por exemplo, práticas de abuso de poder, conflitos de interesses ou avaliações erradas nas definições de estratégias, você poderá salvar sua empresa de impactos negativos às vezes imensuráveis.

Transparência e prestação de contas geram diálogos institucionais e, assim, os gestores tomam decisões baseadas em dados, não por escolhas pessoais, unilaterais.

Desenvolvimento sustentável

A adoção de boas práticas como aqui descrevemos favorece um ambiente de confiança e respeito mútuo.

Com a governança corporativa, os gestores ajustam ideias e objetivos, trabalhando de forma integrada.

Este cenário torna possível crescer com segurança, o que aumenta também as chances de entrada de capital.

Transparência

Com estratégias sendo previamente definidas, todos os envolvidos trabalharão de acordo com as diretrizes, prestando contas de suas decisões.

Ou seja, você poderá construir um cenário de eficiência empresarial incontestável.

Adotar um sistema de governança corporativa, portanto, aperfeiçoa os processos e garante que todos os setores trabalhem em harmonia, olhando os mesmos objetivos.

***

E sua empresa? Já conta com alguma assessoria para implantar a governança corporativa?

Se quiser saber ainda mais sobre questões empresariais, siga-nos nas redes sociais e compartilhe o conhecimento!