Responsabilidade social da empresa: por que isso é importante?

Responsabilidade Social da Empresa: por que isso é importante?

Muito se tem falado sobre Responsabilidade Social da Empresa, mas você sabe, afinal, do que se trata?

Empreendedores que reconhecem a importância do assunto acabam conseguindo destaque no mercado, além de contribuírem para o melhor impacto de seus negócios na comunidade.

Por isso, hoje falaremos sobre a responsabilidade social da empresa, sua importância e como incorporá-la na sua rotina empresarial:

O que é Responsabilidade Social da Empresa?

Responsabilidade Social da Empresa, conhecida pela sigla RSE, é um conceito de gestão ligada à ética, transparência e, principalmente, sustentabilidade.

Uma estratégia de responsabilidade social que visa ao bem-estar da comunidade, preservação ambiental, diminuição das desigualdades, impacto social etc.

Ou seja, um modo de pensar a empresa como instrumento de compartilhar os ganhos.

E a sustentabilidade, como dito, é uma vertente da RSE, traduzindo as ações que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável.

Ambos os conceitos estão intrinsecamente ligados, sendo que RSE se trata de conceito mais amplo.

Por que é importante atentar-se para RSE?

Com acesso à informação, todos estamos estão cada vez mais conscientes sobre os problemas sociais, ambientais e econômicos da nossa cidade, do Brasil, do mundo.

Por isso, uma boa parcela dos consumidores vem optando por produtos e serviços de empresas engajadas nas causas sociais, ambientais, animais etc.

Ou seja, a responsabilidade social da empresa tende a ser, cada vez mais, um diferencial de escolha no mercado.

Mas, claro, não é só por esse motivo que você deve passar a se preocupar com o tema.

Afinal, para se tornar um modelo de gestão, é necessário que a RSE componha a própria estratégia da organização, o que, por sua vez, deve efetivamente representar uma vontade do board da empresa.

Mas não se pode negar, de todo modo, que a incorporação da RSE na estratégia da organização acaba fomentando uma vantagem competitiva.

Como escolher uma causa social para sua empresa?

Não há causas melhores, nem piores.

O importante é que a opção seja relevante para a empresa e para melhoria da qualidade de vida social, ou até de um grupo comunitário.

Alguns exemplos comuns de causas sociais são:

Na dúvida, você pode sempre consultar profissionais especializados em RSE, que poderão ajudar a tomar as decisões adequadas.

Como engajar a sua empresa?

É essencial engajar todos os colaboradores em torno da causa, pois talvez nem todos compreendam sua importância ou não saibam como contribuir.

Confira algumas dicas abaixo de como conseguir engajamento:

Trabalhe a ISO 26000

A norma ISO 26000:2010 é de abrangência internacional e fornece orientações e diretrizes sobre RSE.

Seus elementos são sugestivos — a empresa pode adicionar outras práticas — e não são auditáveis, não havendo certificação.

A adoção da ISO 26000 é opcional, mas transformadora, e as preocupações básicas nela indicadas são:

Trabalhe a comunicação interna

Talvez muitos colaboradores não se sintam confortáveis em atuar nas causas de RSE por si só.

Por isso é necessário melhorar a comunicação interna, para que seus vínculos se fortaleçam.

Deixar claro que as questões socioambientais são levadas em conta em todo processo decisório da organização é uma maneira de fomentar o engajamento.

Promova diferentes ações de conscientização

Como muitos colaboradores têm rotina cheia, nem todos terão tempo para se dedicar ao assunto.

Por isso, invista em diferentes ações de conscientização, que sejam adequadas para cada um.

Por exemplo, numa ação de doação de roupas, permita que os colaboradores entreguem as peças dentro do ambiente de trabalho.

Assim o pessoal com rotinas agitadas também poderá participar.

***

Você já deve ter percebido como cada vez mais as pessoas estão preocupadas com ações de sustentabilidade e responsabilidade social – empreendedores, consumidores, funcionários, investidores etc.

Por isso é essencial compreender a seriedade e importância da responsabilidade social da sua empresa.

*

Siga-nos nas redes sociais: estamos no LinkedInFacebookTwitter e Instagram.

Acompanhe nossas publicações e compartilhe o conhecimento!