Quando vale a pena contratar uma assessoria jurídica?

Quando vale a pena contratar uma assessoria para a minha empresa?

A vida de empresário é feita de constantes escolhas, e contratar uma assessoria, ou não, é sempre uma questão.

Há sempre uma decisão a ser tomada, um caminho a ser escolhido ou uma alternativa a ser adotada na organização.

Entre essas constantes definições que precisam ser tomadas está a contratação ou não de uma assessoria jurídica.

Você também já teve essa dúvida?

No dia a dia da empresa são tantas deliberações a serem feitas envolvendo assuntos jurídicos que é impossível o empreendedor não pensar em pedir ajuda.

Afinal, quem pode acompanhar todas as mudanças legislativas, os entendimentos dos tribunais e as inúmeras alterações nas normas do IBAMA, dos órgãos de proteção ao consumidor, da vigilância sanitária e de tantas outras fiscalizações às quais os estabelecimentos estão sujeitos?

Hoje vamos analisar se vale ou não a pena contratar uma assessoria jurídica para a sua empresa:

Uma assessoria jurídica pode dar mais tempo para administrar a empresa

O tempo de um empresário é escasso, principalmente quando se trata de uma pequena ou média empresa, nas quais o dono do negócio se envolve pessoalmente nas operações.

Cada minuto buscando o que a lei diz sobre assuntos trabalhistas, tributários ou até mesmo sobre a necessidade ou não de um alvará da prefeitura para fazer uma reforma no estabelecimento importa.

O tempo dedicado efetivamente à administração da empresa, ainda mais no mercado tão acirrado em que as empresas menores atuam, pode significar o sucesso ou o fracasso de um negócio.

A assessoria jurídica pode auxiliar você na construção de uma empresa sólida.

Esse é um dos pontos em que uma assessoria jurídica pode ajudar.

Com auxílio profissional, as decisões que envolvem assuntos legais podem ser tomadas de maneira muito mais rápida, liberando você para atuar na atividade principal do seu negócio.

Evitar passivos imprevisíveis

Quando uma fiscalização vem, ela não se importa se você sabia ou não de alguma exigência normativa da qual você nunca ouviu falar.

O fiscal da vigilância sanitária, do DECON, do IBAMA ou do Ministério do Trabalho vai lhe cobrar o cumprimento da legislação e não aceitará como desculpa para não lhe aplicar uma multa o fato de você não saber que estava cometendo alguma irregularidade.

Por mais que a intenção do empresário seja acertar sempre, acontece bastante de ser surpreendido com uma exigência da qual não supunha que existia.

É aí que uma assessoria se torna importante, já que poderá analisar previamente os aspectos jurídicos de sua empresa para evitar que algo que estava oculto lhe traga prejuízos futuros.

Assessorar em negociações com sindicatos

A maioria dos empresários já esteve diante de um sindicato de empregados para tratar sobre algum assunto trabalhista.

Seja na homologação de uma rescisão ou na época do reajuste das categorias profissionais, muitos gestores de empresas podem se sentir desassistidos no trato com a entidade sindical.

Ter o auxílio de especialistas em assuntos trabalhistas e sindicais nesses momentos pode evitar o desembolso de quantias consideráveis ou até mesmo evitar ações trabalhistas futuras, nas quais alguma condenação pode trazer ainda mais prejuízos.

Percebeu como uma assessoria jurídica pode, efetivamente, ajudar você na administração de sua empresa?

Os especialistas podem dar muito mais segurança para a sua atuação empresarial, além de evitar gastos desnecessários.

*

O que você achou desse texto? Se quiser aprender mais, aproveite para conferir nosso artigo sobre Direito Digital.

***

Siga-nos nas redes sociais: estamos no LinkedInFacebookTwitter e Instagram. Inscreva-se também em nosso canal no YouTube!

Acompanhe nossas publicações e compartilhe o conhecimento!